O Instituto

O Instituto Flávia Barits

Homeopatia e Terapias Naturais

A vida é uma verdadeira jornada rumo ao autoconhecimento. Um passeio guiado por nosso livre arbítrio que nos conduz à descoberta e experienciação de sonhos e desejos. A condução deste processo de vivenciar-se é gentilmente orientada pela nossa curiosidade e intuição, que indica as melhores escolhas para cada experiência que pretendemos viver. A vida caminha sempre para o encontro do que em nós é latente ou potencial. Foi assim que, em 2006, guiada por este sentimento e firme no propósito de seguir sua missão, Flávia Barits, fisioterapeuta, natural de São Paulo, percorreu os mais de mil quilômetros que separam sua cidade natal da pequena Frei Lagonegro, em Minas Gerais. O amor e dedicação para curar os processos de adoecimento do outro veio, inicialmente, com a fisioterapia, mas, em 2007, forma-se, também, em Medicina Tradicional Chinesa e amplia suas possibilidades de ação com a Acupuntura.

Sempre aberta ao que seu coração solicita, Flávia vai para Coluna, Minas Gerais, e, é nesta cidade, que conhece a Homeopatia, com a Professora Elen Sonia Maria Duarte, na época Instrutora do Curso de Extensão de homeopatia da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG). Nos primeiros meses de estudo, se apaixonou e descobriu nesta ciência da saúde a sintonia para acolher sua missão. Em 2010, já formada, inicia atendimentos voluntários e observa muitos processos de curas de doenças que nunca havia imaginado. E nunca mais parou com os atendimento voluntários e também particulares.

Em 2014, agora morando em Guanhães, também em Minas, Flávia conhece Francisco Rabelo, seu companheiro de vida e projetos. Francisco é farmacêutico bioquímico e, naquela época, tinha uma drogaria em Guanhães. Ele conhece Flávia e a Homeopatia e se surpreende com o potencial de cura oferecido pela aplicação dos princípios homeopáticos. Francisco formou-se no Curso de Extensão de Homeopatia Clássica, pela UFV, e se Especializou em homeopatia pelo Instituto Lamasson, em Ribeirão Preto, São Paulo.

Ainda em 2014, Flávia e Francisco inauguram o Instituto Flávia Barits de Homeopatia e Terapias Naturais, ministrando cursos na região e ampliando o conhecimento homeopático para cidades de Minas Gerais. O Instituto já formou mais de 120 alunos, em seis cidades, que atuam com Homeopatia humana, animal e aplicada à agricultura, buscando o reequilibrio e cura do ser, do ambiente e do planeta. O Instituto foi criado com o desejo de divulgar e expandir a Homeopatia para que o contato com esta ciência curativa fosse ampliado e mais pessoas encontrassem apoio e cura para seus adoecimentos. Hoje, quatro projetos sociais são sustentados por ex-alunos com o apoio do Instituto e outras sementes estão sendo germinadas.

Para o Instituto Flávia Barits, a Homeopatia é humanização e acolhimento. O Instituto convida ao aprofundamento e entendimento sobre a Homeopatia que humaniza a saúde e promove a cura e o bem-estar individual, acreditando que cada ser é único e que o tratamento é também único para cada indivíduo e não voltado para tratar a doença. Aqui, o aluno aprende e vivencia o olhar amoroso com o outro e seus adoecimentos, sem julgamentos, em uma visão humanizada e acolhedora, com entendimento da ação homeopática primordial de equilibrar o ser e promover bem-estar geral. Essa é a essência do Curso de Homeopatia e Terapias Naturais: respeito ao ser humano, à morada da alma do outro, entendendo o limite de ação, sempre com amor, conhecimento e acolhimento! Além de linda e fascinante, o Instituto ensina a Homeopatia com muito AMOR! E é esse amor que transforma vidas, sentimentos, rancor em leveza, amargura em doçura, ódio em perdão. A essência da humanidade é o bem, e é pela transformação desses corações que encontraremos a paz.

Flávia Barits
Diretora

Fisioterapeuta, Especialista em Acupuntura e Pós-graduada em Fisioterapia traumato-ortopédica, a Dra. Flávia  Silva Barits fez o Curso de Extensão em Homeopatia do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) em 2010, já iniciando sua prática clínica. Em 2013, devido seu amor e empenho pela prática homeopática, foi convidada a ministrar os Cursos de Homeopatia certificados pela Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) em diversas cidades mineira. Até o momento passou por 9 cidades e certificou mais de 150 alunos. Tem formação em Nova Medicina Germânica Heinkunde, Barras de Access Consciousness, Reiki, Thetahealing, INL (Inversão Neurolinguística) e diversas técnicas de terapias holísticas. Em 2014, Flavia Barits e Francisco Rabelo fundaram o Instituto Flavia Barits de Homeopatia e Terapias Naturais.

Francisco Rabelo
Diretor

Farmacêutico e bioquímico desde 2006, Francisco Rabelo descobriu sua paixão pela homeopatia em 2014, quando iniciou um tratamento e logo após a cura dos seus sintomas, decidiu se aprofundar nos conhecimentos desta ciência. Fez Especialização em Homeopatia pelo Instituto Homeopático François Lamasson- IHFL (Ribeirão Preto-SP) e o curso de Extensão em Homeopatia do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG). Atualmente é mestrando do SaSA (Saúde, Sociedade e Ambiente)na UFVJM (Diamantina -MG) e ministra Cursos de Homeopatia pelo Instituto Flávia Barits para profissionais da área da saúde, humanas, biológicas e agricultores familiares, priorizando a sustentabilidade, agricultura orgânica no campo e reequilíbrio e cura dos seres humanos.